Este Blog tem o objetivo de apresentar fotos e documentos do município de Itaara - RS. São materiais que estão guardados em arquivos familiares e que com o tempo acabam sendo perdidos, destruídos ou ignorados. Tendo por base a pesquisa intitulada "Judeus de bombacha e chimarrão" estamos reunindo fotos e documentos (antigos ou recentes, tais como dissertações e teses) que contribuem para a compreensão da história de Itaara. Vale dizer: terra de índios, luso-brasileiros, alemães e judeus (menção aos espanhóis do tempo do forte de São Martinho). De 2009 em diante, quando ocupei um cargo público no município, luto para que Itaara crie um Centro Cultural. Assim, poderemos apresentar, para "além dos outdoors", a história de todos os povos que formaram e formam Itaara. A pesquisa está sendo desenvolvida pelos professores Tiago Costa Martins e Marcela Guimarães e Silva. Universidade Federal do Pampa, Relações Públicas - ênfase em Produção Cultural. O trabalho in loco e grande parte do conhecimento sobre as fotos e os documentos contam com o dedicado trabalho da Senhora Leda Jorge da Costa (minha mãe).

Desde já agradecemos o apoio e a colaboração de todos. Mande fotos e documentos para tiagomartins@unipampa.edu.br

Abração!

TCM

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Colônia Pinhal

Os historiadores dizem que a Estância do Coronel João Batista de Oliveira Melo era denominada Estância do Pinhal. Grande parte do território atual de Itaara era da estância. Outras partes eram de famílias como os Pinto Ribas, Lencina, Jorge da Costa. O território de Itaara teve duas colônias: Colônia Pinhal (1857) dos alemães; e a Colônia Philippson (1904) dos judeus.
Abaixo, uma foto da casa da família dos Adami (alemães). Localizada próxima a Igreja Luterana (ainda existente).


Arquivo: Família Jorge da Costa
Cedido por: Leda Jorge da Costa

2 comentários:

  1. Tiago,
    adorei este teu blog! Parabéns. Neste ano letivo de 2012, certamente os alunos do Pinto Ribas irão conhecer este espaço tão interessante e cheio de história.
    Abraços Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª! Fico imensamente feliz em ajudar com o blog. Espero que brevemente posso ampliar essa ajuda. Forte abraço!
      Tiago

      Excluir